Ortodontia

O que é ortodontia?

Ortodontia é um ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e correção do mau posicionamento dos dentes e dos ossos da face por meio do uso de aparelhos.

Quais as causas de problemas ortodônticos?

A maior parte das más oclusões são hereditárias, entretanto, algumas são adquiridas.

Os problemas hereditários podem ser: desalinhamento dos dentes, espaço entre os dentes, fendas labiopalatinas, dentes em excesso ou faltando, dentre outros.

Os problemas adquiridos podem ser causados por: sucção de dedo, chupeta, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amigdalas ou adenoides avolumadas, perda prematura de dentes decíduos (dente de leite) ou permanentes, dentre outros.

Tipos de aparelhos

Os principais tipos de aparelhos são:

Aparelhos ortodônticos fixos: compostos por bráquetes, tubos e anéis que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dos dentes em direção à posição correta. Além do aparelho fixo metálico, pode ser:

  • Aparelho estético:é feito de material transparente (geralmente porcelana), mantendo assim uma melhor estética, quando comparado ao metálico, e proporcionando mais segurança e beleza ao sorriso do paciente.
  • Aparelho lingual (invisível):os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua.
  • Aparelho autoligado: é composto por bráquetes que não necessitam de ligaduras elásticas (borrachinhas) para manter o fio preso ao aparelho. As peças possuem um dispositivo próprio para prender o arco em seu interior.

Aparelhos ortodônticos removíveis (ou móveis): são encaixados na boca, de fácil higienização, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista. Para melhor resultado, esse tipo de aparelho depende da colaboração do paciente. Eles podem ser:

  • Ortodônticos: realizam pequenas movimentações dentárias.
  • Ortopédicos: utilizados nas correções de alterações ósseas.
  • Alinhadores (invisalign): produzido com acetato transparente, é um aparelho mais discreto e menos invasivo.

Por que realizar tratamento ortodôntico?

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (adequado encaixe dos dentes superiores com os inferiores). Dessa forma, é possível evitar problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

Para se ter um resultado mais satisfatório, é imprescindível contar com uma profissional ortodontista capacitada a fim de levar os dentes, lábios e arcadas a um alinhamento apropriado e alcançar uma melhor oclusão (mordida) e equilíbrio facial.

Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificada, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas.

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento não é exato. Fatores como crescimento craniofacial inadequado, diversidades nas respostas biológicas, quebras do aparelho e faltas frequentes nas manutenções podem prolongar o tempo de tratamento e até mesmo impedir a obtenção de um bom resultado final.

Principais cuidados na hora de colocar aparelho

  • Procure uma profissional, de fato, capacitada em ortodontia.
  • Não coloque aparelho de enfeite, pois este irá prejudicar sua saúde bucal e desalinhar seus dentes.
  • Faça as manutenções corretamente, seguindo as orientações da ortodontista.
  • Mantenha a boa higiene utilizando escovas específicas para escovação de aparelhos ortodônticos (fio dental, passa fio, escovas interdentais, etc). Os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas ou mesmo cáries.

Principais fontes: Oral-B e Colgate