Endodontia – Tratamento de Canal

O que é endodontia?

Endodontia – tratamento de canal – é a especialidade que cuida dos canais das raízes dos dentes. Quando surge algum problema na polpa dentária (tecido mole que possui nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo), a única forma de tratá-lo é através da endodontia, mais conhecida como tratamento de canal. O procedimento consiste na remoção da polpa, limpeza, desinfecção e, por fim, preenchimento e selamento.

As principais causas que lavam ao tratamento e canal são: cáries profundas, correção de fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

O tratamento de canal pode ser realizado em poucas visitas ao dentista. Em geral, consiste nas seguintes etapas: raio X para verificar a causa; a pulpectomia, na qual é feita uma abertura no dente e a polpa dentária afetada é removida; e, por fim, o preenchimento, em que um material é inserido em cada um dos canais e selado.

Por que o dente escurece?

Existem diversos motivos que podem levar ao escurecimento de um dente que foi submetido a esse tratamento, tais como: hemorragia interna; resíduos de medicação ou de tecido necrosado que ficaram dentro do dente; e até a própria restauração, quando feita em material metálico.

Embora esse escurecimento não seja prejudicial à saúde da boca, muitos pacientes ficam desconfortáveis com a aparência que a alteração confere ao sorriso e, por isso, buscam um tratamento que devolva a cor natural do dente. Os tratamentos indicados são o clareamento e o facetamento.

Os métodos convencionais de clareamento dentário, entretanto, alteram apenas a coloração do esmalte e são incapazes de penetrar no dente a ponto de promover o branqueamento interno necessário a esses casos. Já os facetamentos são desgastes realizados na parte da frente do dente e depois aplicados lâminas de porcelana ou resina coladas na face do dente, alterando a cor imediatamente e obtendo melhor resultado.

Principais cuidados no tratamento de canal

  • É necessário tomar os medicamentos prescritos pela dentista, manter uma boa higiene bucal e evitar mastigar alimentos mais duros.
  • Após tratamento endodôntico, o dente perde a sensibilidade que percebemos no início de um processo de cárie, dor ao frio e ao doce. Por isso, o dente com tratamento endodôntico não deve ser negligenciado na higiene diária.
  • Desconfie do dentista que só ‘abre o dente’ e coloca medicamento. Esse não é o tratamento adequado e vai, mais cedo ou mais tarde, fazer com que você volte para fazer as outras sessões.

Principais fontes: Oral-B e Colgate