Implantodontia

O que é implantodontia?

É a especialidade odontológica que tem como objetivo anexar na mandíbula ou maxila um implante dentário – geralmente pinos de titânio – para substituir a raiz do dente perdido. Os implantes podem ser instalados um a um para substituir cada dente ausente ou podem ser usados para estabilizar próteses maiores.

Por que realizar implante dentário?

A falta de um ou mais dentes compromete não só a estética como a função, fala, deglutição, digestão, etc. Os implantes dentários permitem: estabilizar sua dentadura, trocar sua dentadura ou prótese parcial removível por uma prótese fixa e repor dentes perdidos sem desgastar os vizinhos. Ainda melhoram sua qualidade de vida, eliminando muita das inseguranças associadas às dentaduras ou pontes móveis, além de aumentarem sua eficiência mastigatória e estética.

Como é feito o tratamento?

O protocolo de um sistema de implante envolve duas etapas:

  • Etapa cirúrgica: consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É indolor tanto no ato cirúrgico como no pós-operatório. Durante um período necessário de espera (média de 6 meses), tem-se a ósseo integração (conexão rígida entre o tecido ósseo íntegro vivo e a superfície do implante), onde os implantes permanecem dentro do osso protegidos de cargas ou movimentações.
  • Etapa protética: consiste na elaboração da prótese sobre os implantes dentários. A fixação desta prótese a implantes é feita por meio de parafusos, permitindo assim sua retirada para manutenção, a qual é feita pelo dentista. Esse parafuso fica no interior do dente e é recoberto por resina da cor do dente.

Tipos de implante e prótese

O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado, que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

  • Implantes ósseo integrado:  são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período de integração ao osso leva em média 4 a 6 meses, dependendo da região a receber o implante. Após esse período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e, finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser protocolo ou overdenture.
    • Prótese Protocolo: é uma prótese total implantossuportada e implantorretida, fixada sobre 4 a 8 implantes (em média). Esse tipo de prótese é parafusado e retirado apenas pelo dentista; confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. Esse tipo de prótese requer um pouco mais de atenção para ser higienizada, pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
    • Prótese Overdenture: é uma prótese total removível sobre implante. Esse tipo de prótese exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Essa prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Existe a rejeição dos implantes dentários?

Não. Rejeição ocorre quando um órgão é transplantado de uma pessoa para outra (ex: coração, rins, etc). Essa seria a resposta do organismo frente ao corpo estranho. Nos implantes dentários não ocorre rejeições, primeiramente porque não são transplantes, e porque não são órgãos, e sim, metais. Apresentam características que o organismo aceita, chamadas de bio-compatíveis e bioinertes.

O que pode acontecer é o insucesso, ou seja, não ocorrer união do osso ao implante, e isso pode acontecer após a cirurgia mesmo, antes ou após a colocação do dente. Este fato representa um índice muito pequeno, cerca de 3% dos casos, onde é indicada a instalação de implantes dentários. Se houver possibilidade de recolocá-lo, o mesmo será feito, porém, se não for possível esta recolocação por algum motivo, outra solução protética deve ser oferecida.

Principais cuidados com implantes dentários

  • Para garantir o sucesso do seu implante dentário, mantenha uma boa higiene bucal constantemente, evite mastigar alimentos muito duros e visite seu dentista regularmente.
  • Para qualquer cirurgia, o paciente tem que estar muito atento à questão da biossegurança. É importantíssimo escolher uma profissional capacitada e uma clínica referência em higiene e cuidado com o paciente.
  • Para esse tipo de cirurgia de implante, faz-se necessário alguns exames, tais como: tomografia, glicose, sangue/hemograma, coagulação, etc. Só dessa forma é possível oferecer para o paciente mais segurança e tranquilidade no procedimento.

Principais fontes: Oral-B e Colgate