Problemas Bucais

Principais problemas bucais:

Dor de dente

A dor de dente pode ter causas variadas. Os principais causadores da dor são: cárie, problemas na polpa do dente e/ou na gengiva, desgaste do esmalte e sensibilidade a alimentos frios ou quentes. Existem algumas formas de amenizar a dor, mas o ideal é identificar o problema para eliminá-lo pela raiz. Só uma boa cirurgiã-dentista poderá dar o diagnóstico com precisão do problema e dizer qual o melhor tratamento para o caso.

Mau hálito

As causas do mau hálito são as mais diversas, incluindo cáries, baixa salivação e problemas gengivais. Não adianta pensar que apenas um chiclete ou um bochecho dará conta. Em alguns casos, é preciso tratar de forma mais severa. Infecções de garganta, sinusite, respiração pela boca, tabagismo e consumo excessivo de álcool são alguns fatores que favorecem o surgimento do mau hálito. O problema é tão sério que pode atrapalhar diretamente as relações interpessoais. A boa notícia é que tem cura.

Tártaro

O tártaro surge pelo endurecimento da placa bacteriana que não foi removida. O acúmulo excessivo do tártaro pode acabar irritando a gengiva, que fica mais vulnerável ao surgimento de gengivites e outras doenças que são bem perigosas e podem levar à perda dos dentes (vale salientar que o uso do fio dental ajuda a reduzir esse acúmulo de placa). Ele é caracterizado por uma cor amarelada na superfície dentária e que já não consegue mais ser retirado apenas com escovação, somente por uma profissional cirurgiã-dentista.

Bruxismo

O bruxismo é uma doença séria e merece atenção. Ele é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária. O problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais. O problema ocorre com maior frequência durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição. O mais curioso é que, na maioria das vezes, a causa do problema é emocional.

ATM e DTM

Disfunções de ATM (articulação temporomandibular), também conhecidas como DATM, apresentam diversos sinais e sintomas que afetam articulações maxilares e músculos faciais. O problema não é só bucal, mas também surge por estresse, ansiedade e depressão. Os principais sintomas são: dores de cabeça, pressões no ouvido e atrás dos olhos, dor ao bocejar ou mastigar.

O termo DTM (disfunção da articulação temporomandibular) é utilizado para englobar alguns problemas clínicos que incluem os principais músculos da mastigação, articulação temporomandibular (ATM) e as estruturas que estão associadas com esses movimentos. Geralmente, esse problema compreende a maioria dos diagnósticos responsáveis pela dor orofacial crônica, que são recorrentes e estão associadas aos impactos nas atividades funcionais que fazemos com os dentes.

Principais fontes: Oral-B e Colgate