O que é odontologia estética?
Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental, tais como: clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações (reabilitação da função mastigatória ou estética).
Principais tratamentos estéticos
Segundo a Associação Americana de Odontologia Estética, 89% das pessoas que buscam o tratamento estético o fazem para melhorar a autoestima. A seguir são apresentados alguns tratamentos estéticos (existe uma cartilha específica que trata de clareamento dental):
Piercing dental
O piercing dental é um pequeno acessório brilhante que é aplicado nos dentes, normalmente no incisivo lateral ou no canino. Ele confere ao sorriso um visual charmoso e diferenciado.
Não precisa de anestesia, pois não é invasivo, assim como não é necessário perfurar ou desgastar o dente para aplicar o piercing. A pedrinha colada pode ser de strass, cristais, ouro, prata ou pedras semipreciosas.
Como o procedimento é simples e não danifica os dentes, não há nenhuma contraindicação.
O piercing dental dura entre 3 e 6 meses, dependendo dos hábitos alimentares e da higiene bucal da pessoa. Mastigar alimentos duros e realizar a escovação com força podem encurtar sua vida útil.
Preenchimento facial
O preenchimento facial consiste em preencher com ácido hialurônico as áreas do rosto que apresentam rugas e sulcos, minimizando os sinais de envelhecimento da pele e rejuvenescendo a aparência do paciente. Antes da aplicação, a pele é higienizada; depois, aplica-se uma anestesia local (na área a ser tratada) e, após, é injetado o ácido hialurônico.
O preenchimento facial pode tratar olheiras profundas, volume, contorno e rugas ao redor da boca, ‘bigode chinês’ (rugas entre o nariz e boca) e queixo. O tratamento é contraindicado somente para gestantes, mães que estão amamentando e pessoas que apresentam histórico de infecção ativa de pele. Evitar exercícios físicos pesados no dia e usar filtro solar são cuidados recomendados. Além disso, também é recomendado usar bolsa de gelo no local da aplicação a fim de prevenir hematomas.
Faceta dental
As facetas dentais são finas próteses colocadas na superfície do dente para corrigir falhas ou imperfeições, como dentes trincados, manchados, desgastados, desalinhados, desiguais ou com espaçamento. Elas funcionam como um tipo de revestimento, promovendo um sorriso mais harmônico e com aparência natural.
No procedimento, a cirurgiã-dentista remove uma quantidade pequena da superfície do dente para fixar as lâminas, que são coladas ao dente com cimento resinoso. O tempo de duração das facetas varia de 6 a 12 anos. O cigarro, alimentos ácidos e o ranger dos dentes são fatores que podem danificar a fina prótese. No entanto, ter uma boa alimentação, hábitos saudáveis e uma boa higienização bucal pode preservá-la.
Lente de contato dental
A lente de contato dental tem a mesma função que a faceta: branquear os dentes, corrigir falhas e imperfeições no sorriso. No entanto, ela serve para pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento ou largura e arredondamento de ângulos. Além disso, ela é mais fina. Dessa forma, o procedimento para fixá-la torna-se menos invasivo, pois o desgaste dental é mínimo ou nulo.
A média de duração de uma lente de contato dental é de 20 anos. Além da lente de contato dental ser mais duradoura que a faceta e seu procedimento de aplicação ser menos invasivo, ela também evita o desgaste do esmalte natural dos dentes do paciente. Porém, vale ressaltar que, para que sua vida útil seja mais longa, é preciso evitar alguns alimentos ao longo do tempo, evitar maus hábitos (como roer unhas) e manter uma boa higiene bucal.