Periodontia e doença periodontal
Periodontia é uma especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita removendo a placa bacteriana, através de limpeza bucal doméstica (fio dental e escova), mais limpezas periódicas feitas pela cirurgiã-dentista.
O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento. Entretanto, deve-se estar atento também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, etc. Procedimentos cirúrgicos ou protéticos podem minimizar as sequelas deixadas pela doença periodontal.
Com uma higiene bucal adequada, os dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e/ou o uso do fio dental e o mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Como prevenir doenças periodontais
A aplicação de selante e profilaxia e aplicação tópica de flúor nas superfícies dos dentes tornam o esmalte do dente mais resistente à cárie. Existem algumas medidas muito simples para diminuir significativamente o risco de gengivite, do desenvolvimento de cárie e outros problemas bucais:
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
- Usar enxaguante bucal.
- Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor.
- Ir ao dentista a cada seis meses para um exame bucal e uma limpeza profissional.
Como escovar os dentes e usar o fio dental
- Posicione a escova dentária em um ângulo de 45° com relação à margem da gengiva; movimente a escova de dente em movimentos vibratórios.
- Escove a superfície palatina (atrás) de cada dente, utilizando a mesma técnica de movimento de trás para frente.
- Escove a superfície de mastigação (oclusal) de cada dente.
- Use a ponta da escova para escovar atrás de cada dente.
- Escove sua língua para remover o odor causado por bactérias.
- Puxe de 45 a 60 cm de fio dental.
- Enrole as pontas do fio em torno dos dedos indicadores e médio.
- Segure o fio com firmeza em torno de cada dente em forma de C; movimente o fio para frente, para trás, para cima e para baixo contra as laterais de cada dente.
Dicas para higiene bucal
- Pesquisas apontam que a exposição a alimentos e a bebidas ácidas durante as refeições enfraquece o esmalte de seus dentes.
- Escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas aumenta a probabilidade de danificar o esmalte.
- Para ajudar a prevenir a erosão ácida, beba ou enxágue a boca com água imediatamente após comer ou beber.
- É recomendável que evite escovar os dentes por pelo menos 30 minutos após comer ou beber alimentos ou bebidas ácidas.
- Dor ou sangramento na gengiva quando escova os dentes ou usa fio dental e, principalmente, problema de mau hálito são manifestações que podem indicar a existência de um problema mais grave.