Você conhece alguma pessoa que, quando sorri, expõe excessivamente a gengiva?
Essa condição é chamada de sorriso gengival e afeta a aparência e simetria da face. Muitas vezes desvaloriza o aspecto dos dentes em função do destaque que a gengiva ganha.
Um sorriso bonito não é somente sinônimo de dentes brancos.Tão importante quanto os dentes, a gengiva possui um papel essencial na saúde bucal. Entretanto, muitas vezes ela fica mais exposta que o normal, ocasionando o famoso sorriso gengival.
O sorriso gengival ou sorriso alto é uma exposição excessiva da gengiva, que acomete as arcadas inferiores e superiores. Quando sorrimos, deve haver um equilíbrio simétrico entre os dentes, a gengiva e o lábio.
Por mais que a questão estética incomode bastante as pessoas que sofrem desse problema, ela não é a única consequência. Isso se deve ao fato de, com uma maior exposição da gengiva, o ressecamento do local deixa a cavidade bucal muito suscetível a outros problemas, como inflamações ou infecções na região.
Pessoas que ao sorrir exibem mais do que 3 milímetros de gengiva, já podem ser incluídas no grupo de indivíduos que sofrem desse problema de sorriso alto.
Embora seja uma característica natural, ela pode incomodar bastante justamente pelo impacto estético que proporciona. Porém, é possível alcançar uma harmonia do sorriso e facial por meio de procedimentos que evitam essa exposição excessiva.
• Como corrigir o sorriso gengival?
Os procedimentos para solucionar o problema do sorriso gengival alto são cirúrgicos, e há variações de técnicas relevantes e que influenciam no resultado final do tratamento.